sábado, 13 de junho de 2009

Planejamentos das Oficinas do GESTAR II

Planejamento da Oficina n°.05 do GESTAR II em Felixlândia
TEMA: Leitura e letramento
Fundamentação teórica: Unidades 13 e 14 TP4
Objetivos: Sintetizar as reflexões sobre letramento e sobre o processo de leitura
Desenvolver a leitura e a prática dos cursistas com relação ao trabalho com o
texto.
Data:18/07/2009.

1 – Reflexão inicial – 10 min.
Conversar com os cursistas sobre a importância do educador no contexto social e cultural de um país e, por que não, do mundo.
Ler e comentar as “epígrafes” do livro “ Filhos brilhantes, alunos fascinantes” – de Augusto Cury. Oferecer a cada cursista um cartão com uma pérola, metáfora do educador.
Fazer uma oração em conjunto, desejar a todos um bom trabalho, criando um ambiente de acolhimento e afetividade.

2 – Comentário sobre as atividades propostas sobre o filme “Narradores de Javé”; leitura e comentário do texto de referência p. 54/55 TP4. – 50 min.
Formador e cursistas deverão discutir detalhadamente os conceitos de alfabetização, letramento, escolarização e cultura, bem como, os processos de aquisição do sentido de um texto.Discutir no sentido de buscar caminhos eficazes para o ensino da leitura e da escrita, reconhecendo possíveis equívocos e buscando os meios para saná – los.

3 – Relato de experiências com a aplicação do Avançando na Prática – 40 min.

CONFRATERNIZAÇÃO – 20 min.
Lanche e bate- papo pedagógico.
Terá BOLO de ANIVERSÁRIO!!!

4 – Trabalho com o Texto “ Cidadezinha qualquer” – de Carlos Drummond – 100min.
. Elaboração de um planejamento de interpretação do referido texto, para alunos de 3°. e 4°. Ciclos. ( em grupos).
. Socialização dos planejamentos por intermédio de um relator.
. Avaliação das apresentações pelo formador e cursistas.

5 – Avaliação da oficina – 20 min.
Os cursistas deverão avaliar o planejamento, tempo, espaço, atitude do formador, atitude dos cursistas, aproveitamento, relevância da oficina, etc.

6 – Antecipação do conteúdo do próximo encontro.Tema: Mergulho no Texto.- 20min
OBS.: Falar sobre os projetos e lembrar que os plantões semanais oferecerão subsídios para a elaboração e execução dos mesmos.


Planejamento da Oficina n°.04
Data:04/07/2009
Local:E.E.Pe.José Gonçalves de Souza
HORA: 08 ás 12h.
Material Necessário: TP3, cópias de textos,lembrancinhas, papel pardo , pincéis coloridos, copos decorados, data show, CDs, etc
Cenário Junino, com bandeirinhas e balões.
Conteúdo: A inter- relação entre gêneros e tipos textuais; a intertextualidade entre gêneros. OFICINA 06/ Unidade 12/TP3 p.194

1 – MENSAGEM INICIAL: Como estamos ainda em clima junino, escolhemos o texto “PIPOCA” de Rubem Alves para nossa reflexão inicial, juntamente com a turma de Matemática.
1 – Leitura expressiva do texto pela professora- formadora de Língua Portuguesa.
2 – Comentários.
3 – Distribuição da cópia do texto para cada cursista.
4 – Cada cursista receberá um copo ( decorado) cheio de pipoca.
TEMPO PREVISTO: 10 min.

2 – A inter – relação entre gêneros e tipos textuais; a intertextualidade entre gêneros.
Aqui serão usados 03 textos com os seguintes objetivos:
- Reconhecer a transposição de um formato de gênero para outro.
- Mostrar a maleabilidade dos gêneros textuais para se adaptarem a toda e qualquer situação comunicativa.
- Mostrar que os gêneros são definidos e, consequentemente, classificados segundo um conjunto de características formais ( lingüísticas) e funcionais (sociocomunicativas); nunca por apenas uma delas.
- Usar os textos como ponto de partida para discussões e críticas pertinentes ao tema em questão.
TEXTOS USADOS:( levar cópias xerocadas)
- TEXTO I: Soneto de Camões (Luís de Camões, Lírica, cit., p.123)
- TEXTO II: Primeira Epístola de São Paulo aos Coríntios, 12.1,2-3)
- TEXTO III: Monte Castelo ( Legião Urbana, As Quatro Estações,1989).
Contextualizar os textos explorando aspectos como: intencionalidade discursiva, publico- alvo, mobilidade dos gêneros, seqüências tipológicas, plano composicional, estilo, domínio discursivo, etc.
TEMPO PREVISTO: 50min.

3 – Relatos de experiências
Sortear 05 cursistas para relatar suas experiências com o AVANÇANDO NA PRÁTICA . Recolher os relatórios.
Lembrar que as dúvidas (se houver) deverão ser elucidadas no plantão semanal, pois hoje teremos uma atividade de preparação para a próxima oficina que requer mais tempo.
TEMPO PREVISTO:40min

4 – Café Junino(embora seja julho)
Ao som de música ao vivo, os cursistas e formadores terão um delicioso café, com canjica, pipoca e bolo de fubá.
A animação será cortesia dos integrantes da BANDA VIOLAÇÃO DE CONDUTA, UGO e Sérgio a quem agradecemos antecipadamente.
Entregar a mensagem “ Pessoas são como Música”, acompanhada de uma miniatura de violão(lindo!).
TEMPO PREVISTO: 20 min.

5 – Atividades com o texto de JÔ SOARES p.195 (sistematização sobre Gêneros e Tipos textuais)
Os cursista foram orientados através do Blog e de E- mail a realizarem essa atividade em casa. Socializaremos as respostas em 30 min.
TEMPO PREVISTO:30 min.

6 – Exibição do filme Narradores de Javé, antecipando a reflexão sobre o aspecto cultural da linguagem e as práticas sociais que se constroem pelo uso da mesma.

Obs.: 1 – Entregar um roteiro para a análise do filme que será debatido na próxima oficina,
2 – Entregar um roteiro para avaliação da oficina e os lembretes para o próximo encontro, já que não teremos um momento final para fazê-lo.
TEMPO PREVISTO: 90min.

TERCEIRA OFICINA
Data: 20/06/2009
Local: E.E. Pe. José G. de Souza-Felixlândia.
Hora: De 08h às 12h
Material necessário: TP3 e Guia Geral
Referência: Oficina 05 TP3- p.:191 (unidade 10)
Desenvolvimento:
1- Mensagem de esperança- acolhimento aos cursistas de Língua Portuguesa e Matemática. (10min).
2- Comentário sobre: Gêneros textuais / Trabalhando com gêneros textuais.(30min)
Texto base: Ampliando nossas referências:Gêneros textuais : definição e funcionalidade – Luiz Antônio Marcuschi . p.: 45 TP3.
3 – Relato de Experiências (40 min)
4 – Proposta de atividade em grupos (100 min)
Planeje atividades de leitura, interpretação e produção de texto visando à análise, caracterização e classificação dos gêneros textuais presentes em um dos textos:
.a) – Poema tirado de uma notícia de jornal- de Manuel Bandeira.(p.192 TP3 )
b) – Bom dia – de Gilberto Gil e Nana Caymmi (p.: 193 TP3 )
5- Avaliação da Oficina – ( 20 min).
6 – Comentário sobre a próxima oficina (20 min.).
Tema: A inter-relação entre gêneros e tipos textuais.
Reflexão sobre a inter – relação entre a leitura e produção de um texto.
O que você considera uma “leitura ativa” ?
( Distribuir gravuras para que, em grupo, os cursistas façam uma leitura delas, relacionando- as.)
7- Momento Final ( cursistas de Língua Portuguesa e Matemática) (10min ).
. Ler ,de forma bem expressiva,o texto : Vestido Azul para os cursistas.
. Distribuir um cartão com um mini- vestido azul para cada cursista, simbolizando o seu compromisso de mudar sua prática pedagógica e, consequentemente, o local onde cada um atua.

2 comentários: