"A Verdade vos fará livre - Análise do samba enredo da mangueira 2020


A VERDADE VOS FARÁ LIVRES
            Grêmio Recreativo Escola de Samba ESTAÇÃO PRIMEIRA DE MANGUEIRA (ou simplesmente Mangueira) é uma tradicional escola de samba brasileira da cidade do Rio de Janeiro. Neste ano de 2020, ela levará para a avenida um samba-enredo belíssimo, porém polêmico, pois versa sobre Jesus Cristo, que abalou estruturas e despertou a ira dos intolerantes e poderosos do seu tempo.
            Muitos anos se passaram. Cristo foi morto e ressuscitou, mas alguns ainda não entenderam a sua mensagem, como ironiza o “Cristo” que foi personificado no Eu lírico da letra do samba-enredo, ao perguntar: “Mas será que todo povo entendeu o meu recado?”
            Para começo de resenha, vale dizer que tanto a letra quanto a melodia do samba são impactantes e que o mesmo é uma mensagem ao mesmo tempo reveladora e profética. Escrito em primeira pessoa a mensagem soa “empoderada”, ganhando status de reza!
            Um vocativoSenhor, tende piedade” - dá inicio ao samba, num verso que faz intertextualidade com refrões de músicas do ato penitencial católico. Esta estrofe clama ao céu, reconhecendo a maldade humana, e no refrão vem a resposta misericordiosa do Cristo, que sempre condena o pecado, mas perdoa o pecador. Ele garante que está do lado da Mangueira e do samba, mesmo que a acusem de mil pecados (como está acontecendo nas redes sociais, pois muitos julgam sem conhecer e condenam por ignorância!)
“Senhor, tenha piedade
Olhai para a Terra
Veja quanta maldade... ”

             Ao contrário do que dizem, o samba não é nenhuma blasfêmia, ele está fundamentado em versículos bíblicos e na realidade nua e crua que presenciamos no cotidiano das favelas (mesmo que pela TV!). Assim, o refrão tem uma força inexplicável, capaz de comover e de nos fazer cantar, com um sentimento de pertença a esse Cristo que se fez um de nós, por amor. A única coisa que condeno no refrão é que ele peca contra a uniformidade do tratamento, usando você (tenha/veja) e vós (olhai), para a mesma pessoa. Mas como se trata de uma canção popular, o equívoco pode ser interpretado como marca de oralidade, o que, aliás, acontece muito nas “rezas” onde se misturam frequentemente, o tu e o vós ou até como licença poética para facilitar o canto.
           
“Eu sou da Estação Primeira de Nazaré
Rosto negro, sangue índio, corpo de mulher
Moleque pelintra no buraco quente
Meu nome é Jesus da Gente ”

            Jesus sempre teve uma opção preferencial pelos pobres, pelos oprimidos e pelos pecadores. Ele nasceu pobre, sofreu perseguição e injustiça, por pregar a verdade. Ele não tinha preconceito! Em sua trajetória pela Terra, esteve com prostitutas, pescadores leprosos cobradores de impostos, etc. Ele veio para que todos tivessem vida digna, vida em abundância, segundo (João10, 10).
            Quanto ao Eu lírico dizer que tem “corpo de mulher” é uma forma de dizer que os dois sexos estão incluídos no grande propósito de Deus para a Humanidade. Uma metáfora, que se fundamenta na mensagem do Evangelho.  Está escrito no Gênesis que Deus criou o homem à sua imagem e semelhança, ou seja, criou toda a raça humana, pois os criou homem e mulher, iguais em dignidade e graça!
            Por outro lado, sempre aprendemos na catequese que devemos ver o Cristo no nosso próximo, para que possamos amá-lo como Cristo nos amou. Então, Cristo sofredor é o moleque que vive no Buraco Quente, um dos núcleos populacionais que formam o complexo do Morro de Mangueira, Jesus tem sangue índio, tem rosto negro, é o Jesus da gente. Que belo!...Pra mim, esse samba-enredo soa como uma liturgia!
“Nasci de peito aberto, de punho cerrado
 Meu pai carpinteiro desempregado
Minha mãe é Maria das Dores Brasil
Enxugo o suor de quem desce e sobe ladeira
Me encontro no amor que não encontra fronteira
Procura por mim nas fileiras contra a opressão
E no olhar da porta-bandeira pro seu pavilhão...”
            Todos precisam saber que o Cristo vivo não quer a opressão, seu mandamento é o amor sem fronteiras! Porém, muitos ainda não conhecem esse mandamento e, ao mesmo tempo que ostentam ser cristãos, erguendo bonitas estátuas do Cristo, ou rendendo-lhe homenagens em rezas e versos, “cravejam” seu corpo de balas, assassinando sem piedade, principalmente os negros e favelados, que o próprio Cristo diz ser ELE. E nesse contexto de injustiça e violência, a mensagem de Cristo se faz esperança para o povo.
            Ao alertar o povo sobre os “falsos profetas”, o Samba da Mangueira assume um tom profético e apresenta em sua letra traços da oralidade que identificam o grupo ao qual se dirige. O Eu lírico alerta/clama e diz ter fé em sua gente oprimida:
“Favela, pega a visão
Não tem futuro sem partilha
Nem
messias de arma na mão
Favela, pega a visão
Eu faço fé na minha gente
Que é semente do seu chão”
            O Eu lírico se dirige à favela e usa uma gíria “pega visão”, ou seja, “toma tenência”, “acorda”, o Salvador não virá de arma na mão. Nesse ponto percebe-se uma sutil alusão, levando em conta o duplo sentido da palavra messias, que pode significar tanto o Cristo como um “salvador da pátria”.
“Do céu deu pra ouvir
O desabafo sincopado da cidade
Quarei tambor, da cruz fiz esplendor
E ressurgi no cordão da liberdade”
            O desabafo contido nesse samba enredo ecoou no céu, diz o Eu Lírico. E eu digo que é realmente uma reza forte esse samba!. A mensagem vai além do significado das palavras. As alegorias, o desenrolar do enredo, a malemolência, o grito do puxador do samba extravasam um grito de denúncia, de protesto de e alerta.
            E isso faz o Cristo “ressurgir”, no cordão da liberdade, ao lado daqueles que buscam a verdade e não se compactuam nem conformam com a opressão/situação!
            Cristo é a Verdade. Seu mandamento é o AMOR. Percebe-se facilmente a intertextualidade do título do enredo da Mangueira com o versículo bíblico “... conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” (Jo8, 32). Então, quem tiver ouvidos para ouvir sem deturpar, ouça!  E “a verdade vos fará livre”, com certeza!




Comentários

Postagens mais visitadas