RELATÓRIO - Oficina 12

data: 31/10/2009
hora: 11h às 15h
local: E. E. Padre José G. de Souza. - Felixlândia - MG.

Iniciamos o encontro com um almoço, no qual falamos sobre obras literárias para adolescentes.Comentou - se sobre várias obras, bem como sobre a adequação das mesmas para as turmas dos anos finais do ensino fundamental.

Terminado o almoço, fomos para a biblioteca e cada grupo selecionou algumas obras para análise e posterior planejamento de atividades de leitura literária para adolescentes.Aproveitando as experiências de cada cursista sobre as obras selecionadas, o trabalho fluiu e foi apresentado com êxito.

Passamos a comentar sobre os projetos que estão sendo desenvolvidos pelas cursistas em suas respectivas escolas. As notícias são boas. Somente um dos projetos ainda não está em andamento pois o diretor não teve tempo de analisá -lo com as cursistas. Vou contatar o diretor solicitando a agilização do processo.

O projeto JORNAL- MURAL ,que está sendo implementado em 03 escolas, está focando um aspecto importante, além de trabalhar a leitura e produção de textos, a REVISÃO - etapa essa que requer mais esforço para ser aprendida e utilizada.

As cursistas admitiram que a revisão não era muito trabalhada em sala de aula, e já estão percebendo o quanto ela é útil para o desenvolvimento da escrita dos alunos.

O texto do ampliando nossas referências de Lucy Calkins:"Auxiliando os Estudantes a Editar" - foi um referencial para as professoras- cursistas implementarem as oficinas de revisão de textos e, também, para mudarem a postura e as estratégias no momento de revisão.

Apesar dos desafios, das horas de estudo, ds sábados ocupados com as oficinas... o GESTAR II está valendo a pena!

Comentários

Postagens mais visitadas