RELATÓRIO - Oficina 11

data:31/10/2009
hora: 07h às 11h
Escola Estadual Padre José Gonçalves de Souza - Felixlândia - MG.

Tudo aconteceu conforme o planejado. Somente a cursista Vanuza não compareceu, pois está no final da gestação.

A discussão a respeito dos temas: Argumentação e Linguagem e Produção Textual: planejamento e escrita foi valiosa . Ficou claro para as cursistas que toda manifestação linguística é também basicamente argumentativa.

Comentou- se que os alunos dos 6° e 7° anos do ensino fundamental têm dificuldades com as terminologias tese e argumentos, mas é possível ensiná - los a produzir bons textos argumentativos, já que nosso maior objetivo ao produzir um texto é fazer o leitor/ ouvinte crer em nossas ideias. Assim, todas as cursistas conseguiram adaptar as atividades levando em conta a situação de comunicação, o nível de desempenho da turma e a finalidade do ato da linguagem.

Ficou claro que essa habilidade precisa ser treinada cotidianamente, para que os alunos terminem o ensino fundamental sendo capazes de identificar, analisar e usar os diferentes argumentos que darão sustentação a suas ideias numa produção textual, quer escrita, quer oral.

A produção textual dos alunos, apesar de apresentar inúmeras falhas, já evoluiu consideravelmente se comparada com a produção inicial, observaram felizes as professoras cursistas.

Enquanto as cursistas trabalharam com o texto de Moacyr Scliar "Espírito Carnavalesco" aproveitei para olhar os portfólios ( que estão muito bons!).

Os grupos de trabalho esbanjaram criatividade, elaboraram cartazes e apresentaram, com êxito, o produto da oficina de hoje.

No momento de avaliação da oficina, ofereci às cursistas um barquinho que trouxe de Porto Seguro - Ba. (estive lá na semana de recesso escolar este mês) e fizemos um bonita reflexão partindo da frase: " O Gestar II é o Porto Seguro da Educação em nosso país."Foi um momento rico, quando todas pensamos no valor da educação continuada em serviço e na necessidade de "estudarmos" sempre.

Comentários

Postagens mais visitadas