Para a turma do 8° ano:
Pra você eu conto - de Moacyr Scliar
Sinopse:
                Em 1937, Juca tinha 14 anos. Era magro, desengonçado, tímido. Não conseguia sequer se aproximar de uma garota: ficava vermelho, começava a gaguejar. Os amigos debochavam dele, que se sentia ainda pior, às vezes com vontade de morrer.
         Mas, um dia, chegou ao colégio uma nova professora de História, Marta. E Juca se apaixonou. Completamente. Perdidamente. Começava ali uma das histórias mais bonitas de sua vida.
         O livro “Pra Você Eu Conto” conta a história de um avô que confia em seu neto a história de sua primeira paixão. Nessa empolgante história, o escritor Moacyr Scliar descreve a vida de Juca, um garoto comum, que vive na época do nazismo. Sua vida passa a ser emocionante quando conhece Marta, uma professora de História que entra para dar aula em seu colégio.
                Ambientada na época do Estado Novo, em que forças opressivas predominavam, a narrativa mostra que o amor pode ser uma possibilidade de libertação e transformação. Quando o tímido adolescente Juca vive essa experiência, passa a ver o mundo com outros olhos.
         Depois de muitas confusões, Marta e Juca acabam se separando e seguindo caminhos totalmente diferentes. Após muito tempo a professora e seu ex-aluno voltam a se encontrar. Ambos não resistem ao momento e têm um caso.

Biografia do Autor Moacyr Scliar:
         Moacyr Scliar nasceu em Porto Alegre em 23 de março de 1937, é formado em medicina porém é um escritor brasileiro muito conhecido, ele trabalha como médico em saúde publica e também é professor universitário.
         Em 1963 iniciou sua vida como médico, e em 1970 frequentou pós-graduação em Israel.
         Moacyr Scliar publicou mais de 60 livros. Em 2003 foi eleito para academia brasileira de letras. Suas obras frequentemente abordam a imigração judaica no Brasil. Ele tem vários tipos de obras e uma delas e o livro "Pra você eu conto".
                Scliar morreu por volta da 1h do dia 27 de fevereiro de 2011, aos 73 anos, de falência múltipla dos órgãos.
Comentando:
Scliar é mais conhecido como escritor de crônicas, porém este romance (Gênero) é  intrigante, apesar de curto e direto.
Ele parece ser um grande conto, é está entre os muitos livros de ficção infanto-juvenil escritos pelo autor. Ao narrar a história, o autor, não raro, lança mão do discurso direto, dando mais vida à narrativa,tornando-a mais leve e ao gosto desse público-alvo.
                Suas obras frequentemente abordam a imigração judaica no Brasil, mas também tratam de temas como o socialismo, a medicina (área de sua formação), a vida de classe média e vários outros assuntos. O autor já teve obras suas traduzidas para doze idiomas.
Contextualizando:
Juca, tinha 14 anos em 1937 período onde havia no sul do Brasil um burburinho de que o país entraria na Segunda Grande Guerra em favor da Alemanha, já que Getúlio Vargas demonstrou em certas ocasiões simpatia pelo nazismo. Todos estavam confusos em relação à isso e o desengonçado Juca também. 
         O protagonista do livro não era exatamente o modelo de perfeição da época, sua família tinha algumas dificuldades financeiras mas, o que ninguém esperava, era que ele acabasse se envolvendo com sua nova professora de história, Marta. E é assim que começa a jornada de Juca rumo ao autoconhecimento e o amor verdadeiro.
         A história é na verdade um grande conto, onde Juca, agora bem mais velho, conta todos estes acontecimentos, muitos anos depois.
         "Pra Você Eu Conto" foi escrito em 2008 por Moacyr Scliar.
OBS.: Este resumo/comentário não substitui a leitura da obra

Comentários

Postagens mais visitadas