Sétimo encontro do Gestar II

Planejamento da Oficina n° 09- unidade 18- TP5
TEMA: Coerência Textual
OBJETIVO: caracterizar a coerência na inter-relação entre textos verbais e não verbais; verificar como se constrói a coerência nos textos;analisar como se estabelece a unidade de sentido em um texto.
DATA: 12/09/2009
HORA:8h às 12h

1-Mensagem inicial (10 min).
2-Leitura do texto: Ampliando nossas referências. Reflexão a partir do texto.(30 min).
3-Relato de experiências dos " Avançando na Prática"(50min).
4-Lanche (20min).
5-Análise de textos multimodais, atividade em grupos. (100min
6-Avaliação da oficina (10min)
7-Comentários finais e avisos (20min)


Relatório do encontro de 12/09/2009

Conforme o previsto no planejamento acima, o sétimo encontro do Gestar II aconteceu na E.E. Pe. José G. de Souza, em Felixlândia.Foi um encontro proveitoso e enriquecedor uma vez que procurou mostrar a diferença entre estilística e gramática e a interação das mesmas na construção textual.

A gramática estuda os elementos da língua, enquanto a estilistica estuda a línguagem que se cria com esses elementos. A gramática é,pois, objeto da estilística.

Outra discussão interessante foi sobre a origem da palavra 'ESTILO" que se encontra no início da TP5.Os cursistas acharam interessante e despertaram o interesse para a etimologia de outros termos

O estudo sobre morfemas e lexemas ampliou o universo de conhecimento dos cursistas, já que ficavam presos à noção de morfemas somente como afixos e desinências. Assim chegamos à noção de textos coesos e objetivos. Foi uma discussão muito útil.

Ao falarmos dos lexemas, palavras reais,trabalhamos também a força expressiva das mesmas:fantasias e parafantasias das palavras _ assunto instigante!

Trocamos experiências e modelos de atividades aplicadas com sucesso e discutimos os erros detectados ( necessidade de adaptação da atividade ao nível da turma, por ex. ) para melhorarmos a nossa prática. Os cursistas, cito de modo particular a professora Luciméia, estão descobrindo e aplicando os exercícios dos AAs, recebidos muito bem pelos alunos.

Assim, a nossa oficina de análise de textos multimodais foi um sucesso. Selecionei textos diferentes da mídia escrita :propagandas para vender produtos e propagandas para divulgação de bons serviços. Os cursistas debateram em grupos e apresentaram os resultados da análise crítica/reflexiva em cartazes.

Feita a avaliação final, constatamos que o encontro contemplou seus objetivos.

Ficou marcada uma oficina extra para quinta -feira( 17/09/2009)para tratarmos da metodologia de elaboração de projetos, às 18h, na E.E.Pe. José G. de Souza.

A próxima oficina TP5 será realizada dia 24 de setembro, de 18h às 22h,no local de sempre e versará sobre coesão textual e relações lógicas no texto.

Comentários

Postagens mais visitadas