Planejamento da Oficina Introdutória

Oficina Introdutória

Início:13h
  1. Boas -vindas aos cursistas
  2. Dinâmica de apresentação dos participantes:
  • Material necessário: folhas de papel A4, pincéis e canetinhas coloridas, som, CD de música instrumental.
  • Desenvolvimento: Ao som de um música instrumental, cada participante escreverá seu npme no papel A4, bem como uma frase ou fragmento de letra de música ou poema que o identifique.
  • Apresentação oral e montagem de um painel.

3. Entrega e apresentação do material para os cursistas.( Início:14h)

  • Apresentação da proposta pedagógica do GESTAR II.
  • Projeto a ser criado e implementado por cada cursista (instruções).
  • Competências esperadas dos professores cursistas.
  • Direitos e deveres dos professores cursistas.
  • Cronograma do GESTAR II em Felixlândia.
  • Organização dos tempos de estudo(carga horária do cursista).
  • Orientação de estudos (lições de casa e oficinas que subsidiarão os próximos encontros)

4. Pausa para um lanche e para socialização das expectativas em relação ao curso incipiente.

(De 15h às 15h20min)

5. Dinâmica do Envelope de Linguagens. (Início :15h20min)

  • Objetivo: Diagnosticar a familiaridade dos cursistas com as terminologias:gênero e tipos textuais, bem como despertá-los para o estudo das unidades 9 e10 da TP3.
  • Material necessário: Envelopes sugestivos contendo diferentes tipos e gêneros textuais,devendo ser verbais, não verbais e mistos.
  • Desenvolvimento:Organizar os cursistas em pequenos grupos, distribuir um envelope por grupo pedindo-se que os textos devem ser agrupados seguindo um critério pré - estabelecido pelo grupo. Socializar as conclusões dos Grupos.
  • Fazer considerações pertinentes às apresentações ou que apresentem aspectos importantes não contemplados por elas.

6. Antecipar alguns aspectos do conteúdo da TP3 (unidades 9 e10 ) (Início : 16h ).

  • Lembrar a necessidade do estudo individual, das lições de casa, da implementação de uma oficina em sala- de-aula e do relatório que deverá ser entregue no próximo encontro.

7. Confecção da folha inicial do Portfólio que deverá ser personalizada com criatividade e originalidade:"O GESTAR II NA MINHA SALA DE AULA". (Início : 16h 20min )

  • Material necessário: papel A4, pincéis e canetas de diversas cores,retalhos de papel e de tecidos, revistas para recortar, cola, tesouras, régua, lápis.

8. Avaliação e Mensagem Final (Início: 16h40min )

  • Distribuição da folha de avaliação.
  • Agadecimentos.
  • Sugestões para o próximo encontro.
  • Avisos importantes
  • Distribuição de um mini- kit com uma mensagem para cada cursista.
  • Encerramento ( 17h)

Comentários

  1. ADOREIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII.....
    Muito bom o seu planejamento da oficina introdutória.

    Parabens... vai ser um sucesso.
    Érica

    ResponderExcluir
  2. Muito legal seu trabalho.
    Parabens!

    Com certeza vai brilhar.
    Um abraço!Julineide

    ResponderExcluir
  3. Colega,

    O seu planejamento não causou surpresa, apenas veio confirmar a impressão de competência que você deixou transparecer durante o nosso encontro em Montes Claros.

    Parabéns!
    Abraços,

    paraiso das letras

    ResponderExcluir
  4. Bernadete, seu cronograma,com certeza me iluminará.
    Parabéns.
    Adonira

    ResponderExcluir
  5. Bernadete

    Desejo sucesso em sua caminhada. Você é muito competente. Sua filha é linda!

    Um abração

    Alzeni

    ResponderExcluir
  6. Bernadete;
    Ao visitar o seu blog tive a impressão de que estava aí ao seu lado de tão bem estruturada que foi a sua oficina introdutória. Parabéns!
    Com saudades,
    Sheila.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas