Planejamento da Oficina Introdutória
Início:13h
- Boas -vindas aos cursistas
- Dinâmica de apresentação dos participantes:
- Material necessário: folhas de papel A4, pincéis e canetinhas coloridas, som, CD de música instrumental.
- Desenvolvimento: Ao som de um música instrumental, cada participante escreverá seu npme no papel A4, bem como uma frase ou fragmento de letra de música ou poema que o identifique.
- Apresentação oral e montagem de um painel.
3. Entrega e apresentação do material para os cursistas.( Início:14h)
- Apresentação da proposta pedagógica do GESTAR II.
- Projeto a ser criado e implementado por cada cursista (instruções).
- Competências esperadas dos professores cursistas.
- Direitos e deveres dos professores cursistas.
- Cronograma do GESTAR II em Felixlândia.
- Organização dos tempos de estudo(carga horária do cursista).
- Orientação de estudos (lições de casa e oficinas que subsidiarão os próximos encontros)
4. Pausa para um lanche e para socialização das expectativas em relação ao curso incipiente.
(De 15h às 15h20min)
5. Dinâmica do Envelope de Linguagens. (Início :15h20min)
- Objetivo: Diagnosticar a familiaridade dos cursistas com as terminologias:gênero e tipos textuais, bem como despertá-los para o estudo das unidades 9 e10 da TP3.
- Material necessário: Envelopes sugestivos contendo diferentes tipos e gêneros textuais,devendo ser verbais, não verbais e mistos.
- Desenvolvimento:Organizar os cursistas em pequenos grupos, distribuir um envelope por grupo pedindo-se que os textos devem ser agrupados seguindo um critério pré - estabelecido pelo grupo. Socializar as conclusões dos Grupos.
- Fazer considerações pertinentes às apresentações ou que apresentem aspectos importantes não contemplados por elas.
6. Antecipar alguns aspectos do conteúdo da TP3 (unidades 9 e10 ) (Início : 16h ).
- Lembrar a necessidade do estudo individual, das lições de casa, da implementação de uma oficina em sala- de-aula e do relatório que deverá ser entregue no próximo encontro.
7. Confecção da folha inicial do Portfólio que deverá ser personalizada com criatividade e originalidade:"O GESTAR II NA MINHA SALA DE AULA". (Início : 16h 20min )
- Material necessário: papel A4, pincéis e canetas de diversas cores,retalhos de papel e de tecidos, revistas para recortar, cola, tesouras, régua, lápis.
8. Avaliação e Mensagem Final (Início: 16h40min )
- Distribuição da folha de avaliação.
- Agadecimentos.
- Sugestões para o próximo encontro.
- Avisos importantes
- Distribuição de um mini- kit com uma mensagem para cada cursista.
- Encerramento ( 17h)
ADOREIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII.....
ResponderExcluirMuito bom o seu planejamento da oficina introdutória.
Parabens... vai ser um sucesso.
Érica
Muito legal seu trabalho.
ResponderExcluirParabens!
Com certeza vai brilhar.
Um abraço!Julineide
Colega,
ResponderExcluirO seu planejamento não causou surpresa, apenas veio confirmar a impressão de competência que você deixou transparecer durante o nosso encontro em Montes Claros.
Parabéns!
Abraços,
paraiso das letras
Bernadete, seu cronograma,com certeza me iluminará.
ResponderExcluirParabéns.
Adonira
Bernadete
ResponderExcluirDesejo sucesso em sua caminhada. Você é muito competente. Sua filha é linda!
Um abração
Alzeni
Bernadete;
ResponderExcluirAo visitar o seu blog tive a impressão de que estava aí ao seu lado de tão bem estruturada que foi a sua oficina introdutória. Parabéns!
Com saudades,
Sheila.