Uma noite memorável


QUATRO ESTRELAS LITERÁRIAS HOMENAGEIAM FELIXLÂNDIA COM MEMORÁVEL SESSÃO DE AUTÓGRAFOS
        O Plenário da Câmara Municipal de Felixlândia, no dia 09 de dezembro, às 19h, foi palco de uma memorável Sessão de Autógrafos.
         Quatro alunos do 6° ano do Ensino Fundamental II

































, do Colégio Darwin de Felixlândia/MG, com apenas 12 anos de idade, escreveram e publicaram seus próprios livros, graças ao talento e dedicação de cada um, a orientação da professora Bernadete M.L. Valadares e a parceria da Estante Mágica.
         O Colégio Darwin de Felixlândia busca não somente ensinar, mas também encantar os seus alunos, trabalhando a autonomia, a leitura e a criatividade e, assim, tornando as aulas de redação uma verdadeira oficina de produção de textos, capaz de revelar grandes talentos, como as quatro
Estrelas Literárias que protagonizaram essa Noite de Autógrafos!...
          A Estante Mágica é uma Plataforma Digital de projetos pedagógicos que, desde 2013, vem transformando crianças em escritores. Em 5 anos de existência já atingiu mais de 200.000 crianças, foi adotada em mais de 2 000 colégios privados e públicos, já chegou em mais de  650 cidades de todo o país e, recentemente, chegou até a África. Essa Editora mirim encantou a Professora Bernadete Valadares que não mediu esforços para buscar parcerias e transformar os seus alunos em escritores. Assim sendo, também alunos da escola pública municipal “Major Salvo”, de Felixlândia tomaram conhecimento do projeto Estante Mágica e escreveram seus livrinhos, cheios de histórias encantadas, que foram lançados no dia 20 de dezembro de 2017, revelando  novos escritores-mirins.
         A professora Bernadete Valadares integra há sete anos a equipe docente Darwin, depois de ter se aposentado na rede estadual, onde por 35 anos lecionou Língua Portuguesa, Inglês, Redação e Arte, nos ensinos fundamental e médio, no Colégio Estadual Padre José Gonçalves de Souza de Felixlândia, onde também foi diretora no período de 2000 a 2004. Lecionou também Prática de Língua Portuguesa e Metodologia Científica no Curso Normal Superior, na UNIPAC, em Felixlândia.
         Foi com muita emoção que vimos pisar no tapete vermelho os autores mirins, que assim se auto definem: 
ANA LARA FERNANDES ARAÚJO -
“Sou Ana Lara Fernandes Araújo.
Meus pais são: Gilmar Fernandes da Fonseca e Elizangela da Costa Araújo.
Sou atleticana. Gosto de me divertir com meus amigos. Gosto de música e dança, e adoro jogar bola queimada.
Sou uma garota feliz. Minha cor preferida é o roxo. Estou cursando o 6° ano no Colégio Darwin de Felixlândia/MG. Todos dizem que sou uma boa aluna.”

● GUILHERME CAMPOS REIS
     “Eu nasci em Pompéu, em 2005. Sou criativo, brincalhão e inteligente. Meus pais são: Welerson Rodrigo da Silva Reis e Ceci dos Santos Campos Reis. Tenho também um irmão que se chama Gustavo.
    Gosto de viajar e explorar coisas fantásticas, experimentar coisas novas. Pretendo me tornar um grande jogador de futebol.”
    Também gosto de escrever e escrevi o poema que se encontra neste livro. Espero que gostem!
●JOÃO PEDRO FERREIRA LEITE
      Sou o João Pedro. Meus pais são: Ramon Ferreira Nascimento e Edriana Ribeiro Leite. Minha irmã se chama Maria Eduarda Ribeiro Nascimento.
      Eu nasci no dia 03 de agosto de 2005, em Sete Lagoas, MG.Gosto de viajar, brincar, estudar, ficar reunido com minha família. Gosto muito de rezar e também de outras atividades interessantes.
       Estou cursando o 6°ano no Colégio Darwin de Felixlândia. Sou bom aluno e sinto-me feliz”.

● MARIA LUIZA CAMPOS SANTOS
Sou Maria Luíza, como minha avó.
Nasci no dia 18 de julho de 2005, em Belo Horizonte.
Moro com minha mãe e com minha avó, em Felixlândia. Minha mãe é enfermeira e se chama Cássia Campos Elias, minha avó se chama Maria Luiza Campos Elias e meu pai se chama Jean Carlos.
Gosto de estudar e aprender coisas novas; quero ser médica”.
         Ao se dirigir aos pequenos, a professora Bernadete disse: “Meus pequenos escritores, o filósofo Aristóteles já dizia: ‘a grandeza não está em receber honras, mas em merecê-las!’ . E vocês fizeram por merecer. Hoje, aqui estão radiantes mostrando para a sociedade felixlandense que estão fazendo história, e que têm consciência da importância da participação de cada um no futuro de nossa cidade”.
         A Sessão de Autógrafo se revestiu de muita solenidade. As Estrelas Literárias e seus familiares estavam radiantes. Todos os demais presentes se encantaram com o evento. A apresentadora Julya Tatiane de Carvalho deu um show de elegância; ela é aluna do nono ano do Colégio Darwin e lá estava homenageando seus pequenos colegas ilustres. O Hino Nacional Brasileiro foi executado pelo Músico Christopher Diego F. Leal, integrante da Banda de Música Arte e Conquista de Felixlândia, que vem abrilhantando os eventos da cidade, sob a regência do maestro Sindclay Fernandes.
         A fotógrafa Robertta Diniz foi responsável pelo registro fotográfico. O espaço do evento foi gentilmente cedido pelo Legislativo de Felixlândia, na pessoa do presidente da Câmara Municipal Márcio Roberto Ribeiro Leite, que se fez presente no evento e pousou para fotos ao lado das Estrelas Literárias. Também marcaram presença no evento os vereadores: Otacílio Guimarães Oliveira, Leandro de Oliveira Campos e Valter Mendes Leal, aos quais a equipe Darwin agradece e parabeniza, pois Felixlândia ainda não valoriza devidamente a cultura e o exemplo das autoridades é essencial para mudarmos essa realidade. Também a Equipe Darwin agradece o apoio e incentivo da vereadora Leidélia Villefort que, na impossibilidade de se fazer presente, esteve no local antecipadamente e deixou uma mensagem de incentivo para os escritores.
         Foi bonito ver a alegria e o orgulho dos pais e avós das Estrelas Literárias!  Foi bom demais ver a emoção de cada autor ao pegar em suas mãos o seu próprio livro! Quanta sedução um livro pode provocar!...
         A coordenadora do Colégio Darwin de Felixlândia, a professora Renata Mônica Borba entregou à professora Bernadete Valadares, em nome da Estante Mágica, um Diploma de Homenagem e recebeu da Professora Bernadete um Diploma de Reconhecimento pelo apoio e parceria. A Professora Maria Camila Fernandes, diretora da E. M. Major Salvo também foi homenageada. Ela compareceu com sua família e com sua vice-diretora Naiara Gonçalves Apolinário.
         Registramos ainda as presenças dos professores da Equipe Darwin: Maria Catarina de Souza Bento, Franklin dos Santos e Geciane Fonseca, além do professor Antônio Bento Neto e da advogada e professora Karine Vieira Ramos.
         Para finalizar, cito as palavras da professora Bernadete Valadares: “A cultura em nosso país e, sobretudo em nossa cidade, ainda não conquistou o seu devido valor, mas ao vivenciarmos essa sessão de autógrafos, constato que essa realidade está mudando e percebo que estamos plantando a semente de um amanhã mais feliz, mais belo e mais próspero! Obrigada a todos que vieram nos prestigiar nesta noite que para nós felixlandenses será inesquecível!”
 (Darwin Colégio de Felixlândia/MG).
        



Comentários

Postagens mais visitadas