Procura-se um Coração
Para a Galera do 9° ano - Colégio Darwin de Felixlândia
SOBRE O ROMANCE “PROCURA- SE UM CORAÇÃO” – de LÚCIA
SEIXAS
Os desafios da doação de órgãos em livro
Novo romance juvenil conta a
história de uma menina que espera por um coração para sua mãe e envolve sua
classe numa campanha para doação de órgãos
A espera por um órgão é dolorosa e angustiante. Por
outro lado, pode estreitar as relações e aflorar o carinho. De forma sensível,
é isso o que mostra o romance Procura-se um Coração, que a jornalista Lucia
Seixas lançou em 2010, pela Editora FTD. A autora doará parte dos direitos
autorais de seu livro para a ONG Adote, que incentiva a doação de órgãos no
Brasil.
Com foco nos jovens, Lúcia escreveu o livro para despertar a necessidade de mobilização para o tema. Na trama, os irmãos adolescentes Manuela e Pedro se deparam com um problema novo: sua mãe precisa de um transplante de coração. Até então, seus conflitos cotidianos resumiam-se a separação dos pais ou a desilusões amorosas.
Para vencer seu sentimento de impotência, Manuela procura se informar sobre a doação de órgãos e transplantes. Descobre que a diferença entre o número de doadores no Brasil e o de países desenvolvidos é gritante. Enquanto aqui existem 3,7 doadores por milhão de habitantes, em outros países são 40 para a mesma quantidade. Também ficou sabendo que as regiões Norte e Nordeste do Brasil são carentes de infraestrutura para doações, enquanto no Sul e Sudeste há hospitais especializados em transplantes.
Na história, a classe de Manuela se envolve no assunto e organiza uma campanha pela doação de órgãos. Os alunos preparam camisetas, criam frases, vão para a rua, distribuem panfletos e conscientizam as pessoas. O romance mostra que, em situações adversas como essa, as pessoas revisam suas prioridades e que, quando se unem para driblar um problema, coisas boas podem acontecer. (Adaptado)
Com foco nos jovens, Lúcia escreveu o livro para despertar a necessidade de mobilização para o tema. Na trama, os irmãos adolescentes Manuela e Pedro se deparam com um problema novo: sua mãe precisa de um transplante de coração. Até então, seus conflitos cotidianos resumiam-se a separação dos pais ou a desilusões amorosas.
Para vencer seu sentimento de impotência, Manuela procura se informar sobre a doação de órgãos e transplantes. Descobre que a diferença entre o número de doadores no Brasil e o de países desenvolvidos é gritante. Enquanto aqui existem 3,7 doadores por milhão de habitantes, em outros países são 40 para a mesma quantidade. Também ficou sabendo que as regiões Norte e Nordeste do Brasil são carentes de infraestrutura para doações, enquanto no Sul e Sudeste há hospitais especializados em transplantes.
Na história, a classe de Manuela se envolve no assunto e organiza uma campanha pela doação de órgãos. Os alunos preparam camisetas, criam frases, vão para a rua, distribuem panfletos e conscientizam as pessoas. O romance mostra que, em situações adversas como essa, as pessoas revisam suas prioridades e que, quando se unem para driblar um problema, coisas boas podem acontecer. (Adaptado)
TESTE SUA COMPREENSÃO e DESENVOLVA SUA HABILIDADE
INTERPRETATIVA:
1. Quem esqueceu Manuela e suas amigas, Júlia, Dani
e Marcinha, na festa? Por quê?
2. Qual a garota que quem Pedro era apaixonado?
3. Como foi aniversário de Pedro?
4. Qual a reação da família de Manuela quando o médico
disse que a sua mãe precisava fazer um transplante de coração?
5. Qual o tema da redação que deixou Manuela surpresa?
E qual foi a reação do professor de Redação, Vitor?
6. Uma “bomba” estourou na escola na segunda-feira.
Dani foi quem chegou com a notícia, logo na hora da entrada. Que notícia foi
essa?
7. Em sua opinião, o transplante de órgãos é um assunto
muito importante? As pessoas devem se envolver com ele e discuti-lo em casa?
8. O que aconteceu quando as doações de órgão
começaram a aumentar?
9. Se você recebesse uma doação de algum órgão, gostaria
de saber quem foi o doador? Por quê?
10 – Justifique o título do livro.
11 – Pode-se dizer que a palavra “CORAÇÃO” no
título do livro, foi empregada em sentido denotativo? Explique.
12- “Procura-se um coração” – Qual é o sujeito
dessa frase? Explique.
13 – Dê sua opinião sobre a obra, baseando-se nos
conhecimentos que adquiriu sobre a intenção da autora ao escrevê-la.
gostaria de saber a resposta do 12
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