Procura-se um Coração

Para a Galera do 9° ano - Colégio Darwin de Felixlândia
SOBRE O ROMANCE “PROCURA- SE UM CORAÇÃO” – de LÚCIA SEIXAS 
Os desafios da doação de órgãos em livro
Novo romance juvenil conta a história de uma menina que espera por um coração para sua mãe e envolve sua classe numa campanha para doação de órgãos
A espera por um órgão é dolorosa e angustiante. Por outro lado, pode estreitar as relações e aflorar o carinho. De forma sensível, é isso o que mostra o romance Procura-se um Coração, que a jornalista Lucia Seixas lançou em 2010, pela Editora FTD. A autora doará parte dos direitos autorais de seu livro para a ONG Adote, que incentiva a doação de órgãos no Brasil.

Com foco nos jovens, Lúcia escreveu o livro para despertar a necessidade de mobilização para o tema. Na trama, os irmãos adolescentes Manuela e Pedro se deparam com um problema novo: sua mãe precisa de um transplante de coração. Até então, seus conflitos cotidianos resumiam-se a separação dos pais ou a desilusões amorosas.

Para vencer seu sentimento de impotência, Manuela procura se informar sobre a doação de órgãos e transplantes. Descobre que a diferença entre o número de doadores no Brasil e o de países desenvolvidos é gritante. Enquanto aqui existem 3,7 doadores por milhão de habitantes, em outros países são 40 para a mesma quantidade. Também ficou sabendo que as regiões Norte e Nordeste do Brasil são carentes de infraestrutura para doações, enquanto no Sul e Sudeste há hospitais especializados em transplantes.

Na história, a classe de Manuela se envolve no assunto e organiza uma campanha pela doação de órgãos. Os alunos preparam camisetas, criam frases, vão para a rua, distribuem panfletos e conscientizam as pessoas. O romance mostra que, em situações adversas como essa, as pessoas revisam suas prioridades e que, quando se unem para driblar um problema, coisas boas podem acontecer. (Adaptado)
TESTE SUA COMPREENSÃO e DESENVOLVA SUA HABILIDADE INTERPRETATIVA:
1. Quem esqueceu Manuela e suas amigas, Júlia, Dani e Marcinha, na festa? Por quê?
2. Qual a garota que quem Pedro era apaixonado?  
3. Como foi aniversário de Pedro?
4. Qual a reação da família de Manuela quando o médico disse que a sua mãe precisava fazer um transplante de coração?
5. Qual o tema da redação que deixou Manuela surpresa? E qual foi a reação do professor de Redação, Vitor?
6. Uma “bomba” estourou na escola na segunda-feira. Dani foi quem chegou com a notícia, logo na hora da entrada. Que notícia foi essa?
7. Em sua opinião, o transplante de órgãos é um assunto muito importante? As pessoas devem se envolver com ele e discuti-lo em casa?
8. O que aconteceu quando as doações de órgão começaram a aumentar?
9. Se você recebesse uma doação de algum órgão, gostaria de saber quem foi o doador? Por quê?
10 – Justifique o título do livro.
11 – Pode-se dizer que a palavra “CORAÇÃO” no título do livro, foi empregada em sentido denotativo? Explique.
12- “Procura-se um coração” – Qual é o sujeito dessa frase? Explique.
13 – Dê sua opinião sobre a obra, baseando-se nos conhecimentos que adquiriu sobre a intenção da autora ao escrevê-la.



Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas