domingo, 22 de agosto de 2010

Avaliação de leitura literária

Avaliação de Leitura literária
A literatura é um fenômeno de criatividade, aprendizagem e prazer, que representa o mundo e a vida através das palavras.

Todos conhecemos a necessidade de formar leitores competentes e críticos, incutindo em nossos alunos o prazer de ler desde pequenos. O objetivo que orienta a leitura literária é: LER POR PRAZER ESTÉTICO. Assim, precisamos ficar atentos ao avaliarmos essa leitura para não perdermos de vista seu objetivo.

O ideal é organizar rodas de leitura em sala de aula para discutir e/ou apresentar os livros lidos em forma de dramatizações, paródias, literatura de cordel, etc.

Mas vão aqui dois modelos de fichas de leitura, ou atividade pós leitura que não ferem o prazer estético e podem ser usados do 3° ao 6° ano do ensino fundamental.

Confira, use e deixe seu comentário e/ou sugestões que possam enriquecê-los.

Atividade Pós-Leitura n° 01

1- Ficha técnica
1.1- Nome do Livro:
1.2- Nome do autor:
1.3- Editora:
1.4- Edição:
1.5- Ano de publicação:

2- Ficha Literária ( interpretação/ reflexão)

2.1-Sinopse do livro lido ( máximo 10 linhas)
2.2-Transcreva frases e expressões bonitas do livro lido. Lembre-se de colocá-las entre aspas e citar o nome do autor do livro.
2.3- Desconstrua o significado da história,criando um final diferente para a mesma. Para isso, escreva um parágrafo conclusivo diferente.
2.4- Transcreva cinco palavras das quais você desconhece o significado. Consulte um dicionário e escreva o significado que melhor se adapta ao contexto da obra .
2.5- Relacione os personagens e escreva 2 adjetivos( qualidades ou defeitos) para caracterizar cada um.
2.6- Qual o capítulo ou parte da história que você mais gostou?
2.7- Agora, escreva um e-mail para um amigo recomendando-lhe a leitura do livro.Lembre-se que você precisa ser convincente e apresentar argumentos que levem seu amigo a se interessar pela leitura da obra.
2.8- Para finalizar, crie uma capa bastante sugestiva para o livro lido ( diferente da original) . Você pode usar desenho, pintura ou colagens.

BOM TRABALHO!

Atividade Pós – Leitura n° 02

1- Ficha técnica ( ver a sugestão n° 01)

2- ficha Literária( interpretação/ reflexão)

2.1- Apreciação do livro ( máximo 10 linhas)
2.2-Transcreva uma frase, uma oração, um período ou um parágrafo do livro lido e ilustre essa mensagem de maneira bem criativa.
2.3- Todo leitor é coautor da obra, ou seja, participa da construção do significado do texto.
Agora é sua vez de escrever. Crie uma trova ( com 4 versos e rima) falando de forma poética do livro que você acabou de ler.
2.4-Transcreva 05 palavras das quais você desconhecia o significado, ou cujo emprego chamou sua atenção e, após consultar um dicionário, contextualize-as, criando frases expressivas com cada uma delas.
2.5- Relacione os personagens principais e apresente-os com um pequeno texto de sua autoria.
2.6- Todo leitor competente gosta de posicionar-se criticamente frente ao texto lido. Dessa forma, o que você mudaria na história que acabou de ler? Por quê?
2.7- Agora, escreva um bilhete bem criativo para um amigo, contando-lhe o bom que foi ler mais esse livro.

Bom Trabalho!...

2 comentários:

  1. Ótima essa avaliação.
    Você tem razão quanto às rodas de leitura; são uma excelente forma de interação, promovem a desinibição, desenvolve a oralidade, além de ajudar os colegas na escolha das próximas leituras, já que funciona até como uma propaganda da obra.
    Quanto às fichas de leitura, o importante é realmente não deixar que os alunos percam o prazer estético, apesar de que muitos profissionais creem que o melhor é aboli-las. Eu sou a favor das fichas, dessa maneira que você apresentou.
    Abraços,
    Cida.

    ResponderExcluir
  2. achei ótima as sugestões sobre as leituras sempre estamos esbarrando em como incentivar a leitura, se não se importam, vou usá-las, na minha última solicitação de leitura pedi maquete acompanhada de uma sinopse sobre a obra lida, foi muito interessante, os alunos divertiram-se muito.Obrigada!

    ResponderExcluir