Oficina - 14 ( 20/02/2010 )

Relatório da Oficina – 14.

Data: 20/02/2010
Tema: Uso do texto no ensino da Língua ( incluindo a intertextualidade).
Objetivos: Indicar as razões do estudo prioritário de texto no ensino/aprendizagem de línguas;
Reconhecer os diferentes pactos de leitura dos textos;
Identificar os traços da intertextualidade em nossa interação cotidiana;
Identificar os pontos de vista nas diversas interações humanas, para realizar uma leitura autêntica das situações do cotidiano.

Como abertura, foi apresentada a “ Oração da Manhã” do CD que acompanha o livro “Educar em Oração” de Gabriel Chalita. A cursista Elenice comentou a oração e apresentou um depoimento que falava da força de vontade e persistência de uma moça que nascera sem braços e até pilotava aviões...

Dando prosseguimento aos trabalhos, foi feita uma revisão sobre os pontos obscuros e polêmicos do TP 01, ressaltando a urgência de ampliarmos nosso conceito de leitura.

As atividades do Avançando na Prática deixaram a desejar. A justificativa para o deslize foi o recesso do carnaval...e as cursistas prometeram rever e refazer o processo.

Aproveitamos, então, para aprofundarmos o debate sobre o texto de referência intitulado “A história de um conceito”.

Realizamos também uma atividade com o texto “ Moça Tecelã “ de Marina Colassanti, onde as cursistas desconstruiram o significado do texto, lendo-o a partir de vários pontos de vista.

Como as cursistas teriam que elaborar um plano de aula de leitura e produção de texto, a partir de uma fábula da tradição judaica: “ a Língua” , aproveitamos para ouvir “ Uma fábula sobre a fábula” de Malba Tahan, do CD integrante da revista “Na ponta do Lápis”-ano V, n.12- dez.- 2009.- da Olimpíada de Língua portuguesa. Foi uma ideia feliz e pode-se fazer uma excelente reflexão sobre a língua e suas possibilidades comunicativas, bem como, as formas adequadas de comunicação para cada contexto, levando em conta o ponto de vista dos interlocutores.

Finalmente, as cursistas, fundamentadas na fábula “ Línguas”, criaram planos de aulas, esbanjando criatividade e contextualizando saberes.

A oficina foi avaliada e recebeu o conceito MUITO BOM. Ao qual fez jus .

Vale lembrar que muita coisa foi aprendida e/ou apreendida nessa oficina, inclusive alguns pontos importantes sobre intertextualidade, como os diversos processos intertextuais presentes na maioria dos textos e contextos comunicativos do nosso cotidiano.

Todos concordamos que identificar pontos de vista nas interações cotidianas amplia a leitura de mundo e promove crescimento pessoal, social e humano.

Urge educar o nosso olhar e o olhar de nossos alunos para que possam ler de maneira completa, como produtores de sentido e co- autores dos textos cotidianos.

A próxima oficina acontecerá dia 06 de março e versará sobre leitura e produção de texto e, para isso, lançaremos mão da análise lingüística, para melhor entendermos a estruturação dos textos.

A oficina teve duração de 04h, com início às 08h e término às 12h.

Comentários

Postagens mais visitadas