Oficina - 14 ( 20/02/2010 )
Relatório da Oficina – 14.
Data: 20/02/2010
Tema: Uso do texto no ensino da Língua ( incluindo a intertextualidade).
Objetivos: Indicar as razões do estudo prioritário de texto no ensino/aprendizagem de línguas;
Reconhecer os diferentes pactos de leitura dos textos;
Identificar os traços da intertextualidade em nossa interação cotidiana;
Identificar os pontos de vista nas diversas interações humanas, para realizar uma leitura autêntica das situações do cotidiano.
Como abertura, foi apresentada a “ Oração da Manhã” do CD que acompanha o livro “Educar em Oração” de Gabriel Chalita. A cursista Elenice comentou a oração e apresentou um depoimento que falava da força de vontade e persistência de uma moça que nascera sem braços e até pilotava aviões...
Dando prosseguimento aos trabalhos, foi feita uma revisão sobre os pontos obscuros e polêmicos do TP 01, ressaltando a urgência de ampliarmos nosso conceito de leitura.
As atividades do Avançando na Prática deixaram a desejar. A justificativa para o deslize foi o recesso do carnaval...e as cursistas prometeram rever e refazer o processo.
Aproveitamos, então, para aprofundarmos o debate sobre o texto de referência intitulado “A história de um conceito”.
Realizamos também uma atividade com o texto “ Moça Tecelã “ de Marina Colassanti, onde as cursistas desconstruiram o significado do texto, lendo-o a partir de vários pontos de vista.
Como as cursistas teriam que elaborar um plano de aula de leitura e produção de texto, a partir de uma fábula da tradição judaica: “ a Língua” , aproveitamos para ouvir “ Uma fábula sobre a fábula” de Malba Tahan, do CD integrante da revista “Na ponta do Lápis”-ano V, n.12- dez.- 2009.- da Olimpíada de Língua portuguesa. Foi uma ideia feliz e pode-se fazer uma excelente reflexão sobre a língua e suas possibilidades comunicativas, bem como, as formas adequadas de comunicação para cada contexto, levando em conta o ponto de vista dos interlocutores.
Finalmente, as cursistas, fundamentadas na fábula “ Línguas”, criaram planos de aulas, esbanjando criatividade e contextualizando saberes.
A oficina foi avaliada e recebeu o conceito MUITO BOM. Ao qual fez jus .
Vale lembrar que muita coisa foi aprendida e/ou apreendida nessa oficina, inclusive alguns pontos importantes sobre intertextualidade, como os diversos processos intertextuais presentes na maioria dos textos e contextos comunicativos do nosso cotidiano.
Todos concordamos que identificar pontos de vista nas interações cotidianas amplia a leitura de mundo e promove crescimento pessoal, social e humano.
Urge educar o nosso olhar e o olhar de nossos alunos para que possam ler de maneira completa, como produtores de sentido e co- autores dos textos cotidianos.
A próxima oficina acontecerá dia 06 de março e versará sobre leitura e produção de texto e, para isso, lançaremos mão da análise lingüística, para melhor entendermos a estruturação dos textos.
A oficina teve duração de 04h, com início às 08h e término às 12h.
Data: 20/02/2010
Tema: Uso do texto no ensino da Língua ( incluindo a intertextualidade).
Objetivos: Indicar as razões do estudo prioritário de texto no ensino/aprendizagem de línguas;
Reconhecer os diferentes pactos de leitura dos textos;
Identificar os traços da intertextualidade em nossa interação cotidiana;
Identificar os pontos de vista nas diversas interações humanas, para realizar uma leitura autêntica das situações do cotidiano.
Como abertura, foi apresentada a “ Oração da Manhã” do CD que acompanha o livro “Educar em Oração” de Gabriel Chalita. A cursista Elenice comentou a oração e apresentou um depoimento que falava da força de vontade e persistência de uma moça que nascera sem braços e até pilotava aviões...
Dando prosseguimento aos trabalhos, foi feita uma revisão sobre os pontos obscuros e polêmicos do TP 01, ressaltando a urgência de ampliarmos nosso conceito de leitura.
As atividades do Avançando na Prática deixaram a desejar. A justificativa para o deslize foi o recesso do carnaval...e as cursistas prometeram rever e refazer o processo.
Aproveitamos, então, para aprofundarmos o debate sobre o texto de referência intitulado “A história de um conceito”.
Realizamos também uma atividade com o texto “ Moça Tecelã “ de Marina Colassanti, onde as cursistas desconstruiram o significado do texto, lendo-o a partir de vários pontos de vista.
Como as cursistas teriam que elaborar um plano de aula de leitura e produção de texto, a partir de uma fábula da tradição judaica: “ a Língua” , aproveitamos para ouvir “ Uma fábula sobre a fábula” de Malba Tahan, do CD integrante da revista “Na ponta do Lápis”-ano V, n.12- dez.- 2009.- da Olimpíada de Língua portuguesa. Foi uma ideia feliz e pode-se fazer uma excelente reflexão sobre a língua e suas possibilidades comunicativas, bem como, as formas adequadas de comunicação para cada contexto, levando em conta o ponto de vista dos interlocutores.
Finalmente, as cursistas, fundamentadas na fábula “ Línguas”, criaram planos de aulas, esbanjando criatividade e contextualizando saberes.
A oficina foi avaliada e recebeu o conceito MUITO BOM. Ao qual fez jus .
Vale lembrar que muita coisa foi aprendida e/ou apreendida nessa oficina, inclusive alguns pontos importantes sobre intertextualidade, como os diversos processos intertextuais presentes na maioria dos textos e contextos comunicativos do nosso cotidiano.
Todos concordamos que identificar pontos de vista nas interações cotidianas amplia a leitura de mundo e promove crescimento pessoal, social e humano.
Urge educar o nosso olhar e o olhar de nossos alunos para que possam ler de maneira completa, como produtores de sentido e co- autores dos textos cotidianos.
A próxima oficina acontecerá dia 06 de março e versará sobre leitura e produção de texto e, para isso, lançaremos mão da análise lingüística, para melhor entendermos a estruturação dos textos.
A oficina teve duração de 04h, com início às 08h e término às 12h.
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