segunda-feira, 6 de julho de 2009

Lembrete aos Cursistas - mês de julho

Queridas Cursistas,
Já paira no ar um cheirinho gostoso de FÉRIAS!...
Mas ainda temos um encontro marcado para o dia 18 de julho.Temos vários esclarecimentos importantes a serem feitos nesta data e também muitas tarefas para discutirmos.Você não pode faltar!!!
Ah! Para comemorarmos a chegada das FÉRIAS, estou preparando um delicioso BOLO.
Espero o seu abraço!
Bernadete.
PS.: A turma de Matemática alterou a data do próximo encontro, mas o nosso cronograma continua o mesmo.Obrigada!



Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR II – Língua Portuguesa.

Na próxima oficina (18/07/2009 ), refletiremos sobre o aspecto cultural da linguagem e as práticas sociais que se constroem pelo uso da mesma.Chamamos a isso LETRAMENTO. O que essa palavra traz à sua mente? Como você acha que leitura, escrita e letramento se relacionam?
O filme NARRADORES DE JAVÉ constitui excelente proposta de reflexão sobre o assunto. Assista- o com atenção para depois relacioná- lo com o conteúdo das unidades 13 e 14 da TP4 .

ATIVIDADE REFERENTE AO FILME
1 – O que significa fazer o papel de escriba?
2 – Qual o papel do escriba naquela comunidade?
3 – Analise os traços de oralidade daquela comunidade.
4 – Analise o processo de construção da escrita do personagem que faz o papel de escriba.
5 – Qual a relação entre oralidade e escrita?
6 – Analise as práticas de letramento daquela comunidade.
7 – Como você percebe a relação entre ser alfabetizado e ser letrado no contexto do filme?
8 – Qual a inter- relação da mensagem do filme com o conteúdo das unidades 13 e 14 da TP4 ?
Obs.: 1- Produza um texto em que sejam respondidas as questões formuladas acima.
Esta atividade poderá ser realizada em grupo, envolvendo os cursistas que atuam em uma mesma escola, por exemplo.Porém cada integrante do grupo deverá anexar uma cópia do texto em seu portfólio, com um comentário pessoal sobre a inter – relação do conteúdo do filme com o conteúdo estudado. (questionamento n°. 8).
2 – Realize também a lição de casa n°. 01, p. 209- TP4. Traga o material usado por você e o material produzido por seus alunos para o próximo encontro.
3 – Leia com especial atenção o avançando na prática da p.97 TP4, mesmo que não realize essa atividade com seus alunos, porque voltaremos a ela na próxima reunião.
4 – Bons estudos! Qualquer dúvida, estarei à disposição.
Vamos sonhar juntos com um contexto educacional melhor!...Pois já dizia o poeta “ sonho que se sonha junto é a realidade que começa...” Que assim seja!

AVALIAÇÃO DA OFICINA DO DIA 04/07/2009

Por falta de tempo para discutirmos os pontos positivos e negativos da oficina de hoje, proponho que o façam por escrito. Sinta – se à vontade para analisar todos os aspectos da oficina de hoje, desde o momento inicial, as alterações feitas no tempo, explicações e condução do formador,etc. A sua opinião é importante para mim, já que agradá- lo é a minha meta.
Obrigada!
Espero todos e cada um na próxima oficina, dia 18/07/2009.
Até lá, se Deus quiser! (BERNADETE)

3 comentários:

  1. Olá!
    Tenho vindo aqui regularmente visitar seu espaço. Está D+!!! Aprendo, descubro muita coisa interessante nos blogs de vcs, minhas colegas formadoras.
    Estes dias estou um pouco "enrolada"com as postagens, mas é por causa da semana de avaliações bimestrais nas 2 escolas em q trabalho. Mas estou me esforçando...
    Beijão.

    ResponderExcluir
  2. Bernadete
    Seu blog está muito bacana. Espero vê-la em breve.

    Abração!

    Alzeni

    ResponderExcluir
  3. Oi, Bernadete!
    Muito obrigada pelo comentário nos meus blogs.
    Valeu a força!
    Beijão,
    Cida.

    ResponderExcluir