REVISÃO PARA O TESTE 4
COLÉGIO DARWIN DE
FELIXLÂNDIA
REVISÃO para o teste 4 - 6° ano - Professora Bernadete
Valadares
1 - Quais os gêneros textuais que você já conhece?
2 - A notícia é um gênero textual do domínio literário? Explique.
3 - Qual a finalidade do gênero textual Anúncio Publicitário?
4 - No gênero textual Anúncio
Publicitário pode-se usar linguagem conotativa?
5 - No gênero textual notícia pode-se
usar linguagem conotativa? Por quê?
6 - Nem
todos os falantes fazem uso da Língua Portuguesa da mesma maneira. Há o
registro formal e o registro informal. Qual a diferença existente entre
eles?
7 - Veja os duas frases abaixo:
A - "As professora não tá
tendo pulso pra controlar a meninada na escola."
B - "As professoras estão tendo dificuldades para lidar com a
indisciplina dos alunos."
Agora responda:
a) As frases apresentam formas diferentes?
b) As frases apresentam significados diferentes?
c) O que distingue as duas frases?
d) Qual delas apresenta registro
formal?
e) Qual dela apresenta registro informal?
8 - Qual a diferença entre conotação e denotação?
9 - Dê o significado das palavras grifadas nas frases e diga se elas
foram usadas no sentido denotativo ou conotativo:
a) O gato de minha
vizinha mia a noite inteira.
b) O novo aluno é um gato!
c) O anjo Gabriel anunciou a concepção divina de Maria.
d) Meu colega Gabriel é um anjo!
10 - O livro A chave do tamanho será cobrado; relembre a história, as
personagens, etc.
COLÉGIO DARWIN DE
FELIXLÂNDIA
REVISÃO para o teste 4 - 7° ano - Professora Bernadete
Valadares
Leia o texto abaixo:
1 -" Observa-se nas redações de nossos alunos esta despreocupação
com a utilização dos acentos. É comum ver textos
escritos desprovidos da
acentuação. A necessidade do acento se faz, pois em alguns casos na língua
escrita precisamos indicar a sílaba tônica ou a pronúncia correta de uma
palavra. Entretanto para muitas pessoas acentuar
palavras é aterrorizante,
pois sentem dificuldade em empregar o acento gráfico."
a)
Retire as palavras acentuadas e justifique sua acentuação.
b)
Retire do texto 2 palavras proparoxítonas.
c)
Retire 2 palavras paroxítonas não acentuadas e 3 palavras oxítonas também não
acentuadas.
d)
Classifique as palavras grifadas no texto quanto à tonicidade, ou seja, diga se
são Oxítonas, Paroxítonas ou Proparoxítonas.
2
- a) Retire do texto 3 preposições puras;
b)
Retire do texto 2 contrações de preposições com artigos e explique como se deu
isso.
3
- Sabendo-se que Preposição
é a palavra invariável que liga
duas palavras,
estabelecendo entre elas relações de sentido
e de dependência, marque as
preposições nas frases abaixo e esclareça o sentido das expressões no contexto em
que as mesmas se encontram:
a)
Pudim de calda amarga;
b)
Pudim com calda amarga;
c)
Passeio de amigos;
d)
Passeio com amigos;
e)
Ela contou-lhe uma história de criança;
d)
Ela contou-lhe a história da criança.
COLÉGIO DARWIN DE
FELIXLÂNDIA
REVISÃO para o teste 4 - 8° ano - Professora Bernadete
Valadares
8° ano
1 - Identifique as figuras de
linguagem presentes nas passagens abaixo:
a) A brisa do Brasil
acaricia os turistas.
b) Antes de sair, tomamos um cálice de licor.
b) Antes de sair, tomamos um cálice de licor.
c) “Neste momento
todos os bares estão repletos de homens vazios" (Vinicius de Moraes)
d)Ele
foi discriminado por sofrer de uma doença contagiosa muito falada atualmente.
e)
Ela quase morreu de tanto estudar para o vestibular.
f)
O cheiro doce e verde do capim traziam recordações da fazenda.
g)
O vento varreu o vale.
h)
Ouviu-se um estalo seco.
i)
Ela chorou um choro de alegria.
j)Você
é venenosa como uma cobra.
k)
Gosto de ouvir Titãs.
l)
A doçura do teu olhar é minha vida.
m)
O rio engasgou num barraco.
2 - Leia o texto abaixo que aparece numa tirinha:
" Meu pai fica pedalando essa bicicleta, mas nunca sai do lugar. Deve ser uma metáfora da vida dele."
a)Nesta
tirinha, a personagem faz referência a uma das mais conhecidas figuras de
linguagem para:
a)
condenar a prática de exercícios físicos.
b)
valorizar aspectos da vida moderna.
c)
desestimular o uso das bicicletas.
d)
caracterizar o diálogo entre gerações.
e)
criticar a falta de perspectiva do pai.
b)
Justifique sua resposta.
3
- O que é ambiguidade?
4 - Quais as palavras ou
expressões responsáveis por causar a
dúvida nas frases abaixo? Explique.
a) É proibido entrar na loja de bonés.
b) Os frangos estão prontos para comer.
c) Meu gato detestou sua cama.
d) A médica falou com a paciente parada na enfermaria.
b) Os frangos estão prontos para comer.
c) Meu gato detestou sua cama.
d) A médica falou com a paciente parada na enfermaria.
5 - Observe
as frases e indique a ambiguidade presente nas mesmas; aponte também a
classificação morfológica da palavra que a causou em cada caso:
a)"Em sua
conversa com o pai, o rapaz fez questão de lembrar que o vizinho já o havia
chamado de vagabundo várias vezes."
b)"Márcia ligou imediatamente para a irmã quando soube que ela havia passado no vestibular."
b)"Márcia ligou imediatamente para a irmã quando soube que ela havia passado no vestibular."
Comentários
Postar um comentário