LIVROS para os alunos DARWIN de Felixlândia - MG



LIVROS PARA O 2° BIMESTRE - COLÉGIO DARWIN DE FELIXLÂNDIA - MG
6° ano
1 - O CAVALEIRO DO SONHO - de Ana Maria Machado, com ilustrações de cândido Portinari
            Tem gente que olha para o mundo e acha que tudo está em perfeita ordem. Outros se assustam com as injustiças. Outros ainda decidem, com coragem, lutar contra o que consideram errado. Cheios de sonhos, por acreditar num mundo melhor, não temem ser ridicularizados e chamados de loucos. Saem corajosamente lutando contra moinhos de vento, desafiando ovelhas e vacas como se fossem exércitos armados. Assim era Dom Quixote, leitor de muitos livros. Inspirado nos heróis de cavalaria, transformou-se em cavaleiro andante que com Sancho Pança, seu fiel escudeiro, colocou em prática seu maior sonho: consertar o mundo, nem que perdesse a própria vida. Esta bela história é ilustrada por Candido Portinari, o artista que também sonhava com um mundo melhor. Dom Quixote protegia os fracos e combatia os poderosos com sua velha lança. Portinari denunciava as injustiça com as tintas, que tão mal faziam a sua saúde. E Ana Maria Machado, em tão boas companhias, reescreve a história de Dom Quixote de La Mancha para que você, jovem leitor, lute sempre por um mundo melhor e mais justo, sem medo de parecer tolo aos olhos dos outros.
Agora que você acabou de ler o livro, teste sua compreensão respondendo às questões abaixo:
1 - Esse livro é um adaptação feita por Ana Maria Machado. Qual é o autor do livro original?
2 - Quais são os principais personagens do livro? Fale sobre eles.
3 - Dom Quixote acreditava que feiticeiros queriam impedi-lo de ajudar o mundo. Mas após perder uma luta e fazer uma revisão de vida, a que conclusão ele chegou?
4- O livro foi ilustrado por Candido Portinari. Por que as pinturas foram feitas à lápis de cor?
5 - Qual era o sonho de Dom Quixote?
6 - Comente sobre o título do livro.
7 - Na apresentação, Ana Maria Machado destaca três tipos de sonhadores: aqueles que sonham com uma vida melhor para os outros e para todo mundo; os que acreditam no sonho e resolvem se esforçar para que ele aconteça e, por último, aqueles que estão dispostos a arriscar a sua própria vida em benefício dos outros. Que tipo de sonhador era Dom Quixote?
8 - Qual o tipo discursivo que predomina nessa história?
9 - Em que local se passam os fatos narrados?
10 - Sancho Pança gostava de citar provérbios e, para cada situação conflituosa, sempre proferia uma sentença condizente com o momento vivido. Depois de inúmeras surras e desventuras, Dom Quixote já se apresentava machucado e abatido, isso inspirou Sancho Pança a dar-lhe um cognome ou apelido. Qual foi esse apelido? O fidalgo gostou da nova denominação? Explique.

2 - O GATO MALHADO E A ANDORINHA SINHÁ - de Jorge Amado

            O Tempo prometera à Manhã uma rosa azul se a história que ela lhe contasse fosse boa. Era uma história de amor entre o Gato Malhado e a Andorinha Sinhá.
            Gato Malhado era um gato já velho, mal-humorado e muito mau. Um dia, todos os animais do parque fugiram do gato mas uma jovem andorinha permaneceu num galho de uma árvore. Tiveram um pouco a conversar, ou melhor discutir.
            Foi aí que nasceu a bela história que você acabou de ler...

Agora, tente responder às perguntas abaixo para testar sua compreensão:
1 - Qual o tipo textual predominante e qual o gênero dessa história? Justifique.
2 - Quais os personagens principais da história?
3 - Cite 3 adjetivos que caracterizam os personagens principais.
4 - Durante o tempo de   convivência com a andorinha, até soneto o gato escreveu. E confessou a ela: “Se eu não fosse um gato, te pediria para casares comigo…”. O que é soneto?
5 - Cite outros personagens da história.
6 - Por que o amor entre o gato e a andorinha era proibido?
7 - Para quem Jorge Amado escreveu esse livro?
8 - Toda fábula tem uma moral. A moral dessa história está contida nesses versos que aparecem no livro: “O mundo só vai prestar Para nele se viver No dia em que a gente vir Um gato maltês casar Com uma alegre andorinha Saindo os dois a voar O noivo e sua noivinha Dom Gato e Dona Andorinha”. Então, qual é mesmo a  moral dessa história?
9 - Podemos dizer que a história teve um final feliz?
10 - Você gostou do final da história? Explique. Se não gostou, que outro final você daria a ela.

7° ano

1 - A FACE OCULTA, de Maria Tereza Maldonado.

             Luciana, de 13 anos tinha duas vidas. Aquela que ela considerava horrivelmente chata, onde era triste, revoltada, desanimada, e de mal com o espelho. E aquela onde ela se divertia, era feliz, encantadora, extrovertida, engraçada, bonita, e alegre...
            Esse livro que você leu fala sobre os males do Bullyng e Ciberbullyng e tece outras considerações importantes sobre situações conflituosas que fazem parte do cotidiano de adolescentes como você.
            Essa  leituta foi indicada, porque cada vez mais jovens são humilhados por colegas na sala de aula e no mundo virtual. Os atos de bullying ferem princípios constitucionais e o Código Civil, geralmente ocorrendo na escola. O cyberbullying, via Web, pode ser considerado tão prejudicial quanto o bullying "tradicional", podendo, inclusive, levar, em casos extremos, ao suicídio. Precisamos refletir sobre esta atitude.  Este é um assunto que deve ser discutido na escola, pois se imagina que quanto mais o aluno conhecer o tema, evitará fazê-lo. Devemos combater o bullying, pois é uma questão de justiça. A escola deve aprender a identificar para prevenir e erradicar esse terrível fenômeno social. 
Tente responder às perguntas abaixo, para testar sua compreensão:

1 - Faça um breve resumo da história com 5 a 8  linhas.
2. Descreva Luciana na vida real e na virtual.
3 - Como os pais de Luciana e Paulo de sentiam com o vício dos filhos?
4 - Quem era Marcelo, e o que ele fez de ruim na história?
5 - Quem era Marcelo e por que ele praticava bullying com Luciana?
6 - Quem era Henry.  O que Marcelo , Gil e Leonardo planejaram para atormentá-lo? O plano deu certo? Por quê?
7-  Marcelo acabou sendo denunciado por Luciana. Qual a punição que ele recebeu?
8 -  O que a escola fez para acabar com o ciberbullying ? Deu certo? Por quê?
9 - No desenrolar da trama a autora vai cumprindo seu papel de informar e ensinar tanto as vítimas e os agressores, quanto seus pais uma forma de amenizar os conflitos e aos poucos acabar com o problema. Por que será que ela faz isso tão bem? Quem é Maria Tereza Maldonado?
10 - Comente a relação familiar existente na história. A participação dos pais é importante no combate ao bullying ? Justifique.                                                                                                                                      

2 - ESTRELAS TORTAS - Walcyr Carrasco (Gênero: Novela)

          A história de uma garota bonita, alta, jogadora de vôlei. Esta é a jovem Marcella. Estrelas Tortas, de Walcyr Carrasco, narra a batalha de uma adolescente que após um acidente de carro fica paraplégica.
          Estrelas Tortas é um livro o qual mostra a dificuldade e o sofrimento de um deficiente e das pessoas que o rodeiam, ao menos, até acostumar com o problema. O escritor comenta que preferiu falar da vida de uma paraplégica, para mostrar, também, como todos nós somos livres para voar. "Só quem tem força interior supera as dificuldades do dia a dia e brilha, enfim, como estrela", diz.
          Agora que você acabou de ler essa emocionante história, respondas às perguntas propostas, para testar sua compreensão:
1 - A Historia é contada na visão de vários personagens que convivem ou tentam conviver com a garota:familiares e amigos.  "'Sua irmã nunca mais vai andar'. Foi assim que papai me deu a notícia. Quando ele falou, fiquei um tempão tentando entender o que queria dizer, exatamente". Quem começou a narrar a história assim?
2 - Você achou o título do livro sugestivo? Comente.
3 - Fale sobre a personagem Marcella.
4 - Bruno, pai de Marcella, fica visivelmente insatisfeito ao desconfiar que sua filha está namorando Emílio.Por quê?
5 - A vida de Gui teve uma grande mudança após o acidente com Marcella.Por quê? Como Gui explica isso?
6 - Depois do acidentea família de Marcella, principalmente o pai, passou a tratá-la como se fosse de cristal. Marcella gostava disso? Explique.
7 - Como Marcella conheceu Emílio?
8 - Qual a melhor amiga de Marcella? Elas já eram grandes amigas antes do acidente? Explique.
9 - Comente essas palavras de Marcella: “– Cada coisa que eu consigo fazer, é como se fosse um tijolinho numa construção. Hoje eu sei que, quando estiver mais velha, não vou precisar que o Gui me sustente. Vou estudar, ter uma profissão. Quem sabe até onde posso chegar? É isso, pai. Ninguém sabe até onde posso chegar. Mas, se passar a vida presa dentro de casa, não vou chegar a lugar nenhum”
10 - Identifique as personagens — Gui, Mariana, Bira, Aída, Emílio, Bruno e Gilda. Todas elas   sofreram os impactos do acidente, de diferentes formas. Qual sentia-se culpada e por quê? Qual  foi a figura mágica na vida familiar que conseguiu romper a cadeia de superproteção e ajudou Marcella a se reorganizar para construir uma nova  vida?

8° ano
1- ANA TERRA, de Érico Veríssimo
"Ali na estância a vida era triste e dura" (Ana Terra, p. 7)

            A história de Ana Terra se desenvolve em meados do século XVIII e XIX, no interior do Sul do Brasil, em uma das estâncias da então capitania do Rio Grande de São Pedro. O cenário rural, pacato e hostil não surpreende, o leitor do romance de Érico Veríssimo, visto que são tempos de desbravamento e de guerras territoriais, nos quais ganham destaque os bandeirantes, os índios e também os castelhanos: os espanhóis que restavam ainda no território gaúcho e lutavam por ali permanecer.
Tente responder às perguntas para testar sua compreensão:
1 - Ana Terra, moça de 25 anos de idade, bonita e trabalhadeira, vai aos poucos, por meio do discurso indireto livre, ou seja, do revezamento sutil entre narrador em primeira e terceira pessoa, revelando os males do local e as suas insatisfações pessoais. Os demais personagens da história também deixam transparecer insatisfações pessoais com o local onde moram? Explique.
2 - Desde o primeiro capítulo, a personagem demonstra grande pesar por ter sido obrigada a acompanhar a família para aquela estância e por isso sonha em se mudar para onde haja moças, rapazes, comércio... em outras palavras, onde haja vida para uma mulher da sua idade, repleta de energia e de desejos.Por que a família de Ana se mudou para aquela instância?
3- Fale sobre o Pai de Ana Terra.
4 - É apenas mais um dia de trabalho. Ana desce a coxilha como costuma ser para lavar as roupas pesadas e admirar seu reflexo no único espelho que tem, as águas do poço, quando de repente é surpreendida por um homem desmaiado às margens da sanga. Que homem era esse?
5 -  "Eu vi... Vi quando dois hombres enterram mi cuerpo cerca dum árbol. Demasiado tarde." (p.60). Por que Pedro previu a sua morte?
6- Leia essa passagem do livro e responda:
 "Antônio e Horácio voltaram ao clarear do dia. Estavam pálidos e tinham nos olhos
tresnoitados uma apagada expressão de horror. Nada disseram ao entrar; ninguém lhes perguntou nada. Estendida no catre, Ana ouviu o ruído dos passos dos irmãos, abriu os olhos e ficou a seguir o movimento de suas sombras que se projetavam no pano que separava seu quarto da divisão maior. Viu quando um deles atirou uma pá no chão. Compreendeu tudo. Numa súbita revolta desejou erguer-se, correr para os irmãos, meter-lhes as unhas na cara, arrancar-lhes os olhos, mas ficou imóvel, sem ânimo para mover-se ou falar."
De onde os irmãos de Ana estavam voltando? O que eles tinham ido fazer?

7 - Quais os sentimentos que Ana cultivava em relação ao pai e à mãe?
8 - Por que Ana e Eulália ficaram  sozinhas com os filhos?
9 - Quem era Bibiana?
10 - Como termina a história? O que acontece a Pedro? Quais as últimas palavras de Ana para seu filho antes de ele partir para a guerra?

2 - PROVA DE FOGO, de Pedro Bandeira

            Prova de Fogo é um dos tantos livros de Pedro Bandeira que está voltado para o suspense/ação juvenil. Gil era um garoto que quase passava despercebido. Nem bonito, nem feio.
Não era muito estudioso, nem molenga demais. O que fazer então para chamar a atenção de Pris? Ele era superapaixonado, mas ela nem sabia. Parecia que nada iria mudar...

            Agora responda às perguntas para testar sua compreensão:

1 - Gil é o típico "cara médio",  e no início do livro esse personagem teve um problema. Que problema foi esse?
2 - Descreva o personagem GIL.
3 - Comente sobre o porquê do título do livro.
4 - Quem enfrentou uma prova de fogo. Como isso se deu?
5 Quem era Pris?
6 - Por que Gil foi ao  casarão dos Bradford?
7 -  O  que aconteceu com o bebê dos Bradford
8 - No casarão dos Bradford Gil se vê diante de um crime. Que crime é esse? Quais os únicos elementos que o garoto tem a seu favor para desvendar esse crime?
9 - Qual a relação de Pris com o bebê desaparecido?
10 - Como foi solucionado o problema? A história de amor tem um final feliz?

Comentários

Postagens mais visitadas