Oficina 13 (12/dez/2009)



















Oficina 01 - TP1
Tema: Variantes linguísticas: dialetos e registros
Objetivo:Relacionar língua e cultura identificando os dialetos e registros do Português, caracterizando a norma culta da língua, a linguagem literária,alíngua oral e a língua escrita.

No primeiro momento, fez-se a exposição do tema.Em seguida, os cursistas trabalharam em grupos,fazendo o estudo comparativo dos seguintes textos:
1- Entrevista com o professor Pasquale Cipro - publicada na Revista Veja em setembro/97.
2 - Erro de Português não existe - Flávio Lobo. (artigo de opinião sobre o livro "Preconceito Linguístico" de Marcos Bagno-1999.
3 - Fragmento do PCN para o Ensino Fundamental, que teve como finalidade difundir os princípios da reforma curricular e orientar o professor na busca de novas metodologias.

Fizemos o confronto dos textos e um proveitoso debate.
Fizemos a socialização do Avançando na Prática e, em seguida,trabalhamos com a crônica " A Outra Senhora" de Carlos Drummond.

Após as atividades de leitura e interpretação,os cursistas produziram uma crônica levando em conta a proximidade do Natal. A recomendação: "o texto produzido precisa ter humor,gerar expectativa,conter uma crítica implícita e a mistura de gêneros, não necessariamente crônica e carta como no exemplo estudado".

Os textos foram escritos em cartazes e apresentados pelos integrantes de cada grupo.

Como não foi possível realizar uma tarde de confraternização, como havíamos previsto, fizemos o sorteio do "amigo doce", enquanto tomávamos café com pão de queijo.

Com o abraço de Feliz Natal, selamos o compromisso de continuarmos juntos em 2010.

Comentários

Postagens mais visitadas