terça-feira, 27 de setembro de 2016

LITERATURA

PARA A GALERA DO 8° ANO - 2016
Atividades sobre o livro A MORENINHA 2 - A MISSÃO

Agora que vocês terminaram a leitura do livro, respondam às perguntas a seguir para testarem seus conhecimentos literários e sua compreensão. Bom trabalho!

1 – Fale sobre o autor do livro?
2 – Explique por que o livro tem o título de A Moreninha 2.
3 – No livro que você leu, quem é a Moreninha a qual o título se refere?
4- Comente sobre a linguagem do livro lido.
5- Dê sua opinião sobre o livro lido.
6 – O livro fala de uma aposta. Quem fez a aposta e qual foi a aposta feita?
7 – Pode-se dizer que a obra em questão estabelece intertextualidade com outra obra literária? Explique.
8 – Pode-se dizer que a Moreninha 2 é uma releitura da Moreninha de Joaquim Manuel de Macedo? Explique.
9 - Em que domínio textual a obra se insere? Explique.
10- Diogo era o rapaz que toda moça gostaria de namorar? Por quê?
11 - Quem gostava de Diogo há muito tempo? Os amigos dela incentivavam-na a namorar Diogo? Por quê?

Sobre o Enredo: Murilo, Zacarias, Rodrigo e Diogo moram em uma república. Todos invejam Diogo e seu sucesso com as meninas e os amigos também não se conformam que ele conquiste tantas e não se entregue a nenhuma. Murilo convida os amigos para visitar o sítio da avó, e, durante uma festa, aposta com Diogo: se ele ficar perdidamente apaixonado por uma garota e não quiser ficar com mais ninguém, escreverá um livro. Caso contrário, Murilo escreve. Diogo topa.  Porém, percebe que a aposta é a mesma de A Moreninha, livro de Joaquim Manuel de Macedo. 
Diogo perde a aposta, pois embora conseguisse fugir de se apaixonar na festa, acaba encontrando Maria, antiga colega de infância, e a beija com paixão. Ele escreveu a história.
Percebe-se que o livro é uma releitura divertida e leve do livro A Moreninha. Jaf consegue trazer pra atualidade um fato ocorrido há muitos anos e o faz muito bem. Os personagens são divertidos e têm o perfil dos jovens estudantes de hoje. Gostei da leitura e considero-a interessante, principalmente para adolescentes como vocês.
Sobre o autor: O carioca Ivan Jaf nasceu em 1957. Na juventude, estudou Comunicação e Filosofia e passou alguns anos viajando pela  Europa e América Latina. Atualmente morando no bairro de Santa Teresa, Rio de Janeiro, Ivan já escreveu mais de quarenta livros de ficção, dedicados principalmente ao público infanto-juvenil. Também produziu roteiros para histórias em quadrinhos, teatro e cinema, tendo obtido prêmios importantes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário